Foz participa de oficina do programa de planejamento de espaços públicos da ONU

Foz participa de oficina do programa de planejamento de espaços públicos da ONU

Representantes do poder público, sociedade civil, instituições públicas e privadas debateram ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável

Aumentar as capacidades locais para a inclusão social e econômica de migrantes nas cidades fronteiriças por meio de espaços públicos seguros e acessíveis. Este é o principal objetivo do programa “Conexões Urbanas – Planejamento de Espaços Públicos para Comunidades Inclusivas” da ONU Habitat.

Foz do Iguaçu e Ciudad del Este foram selecionadas para integrar o projeto, juntamente com os municípios de Barracão, Bom Jesus do Sul, Dionísio Cerqueira (Brasil) e Bernardo de Irigoyen (Argentina). Nesta quinta-feira (27) um encontro on-line foi promovido pela Organização das Nações Unidas para apresentar o programa e iniciar os debates, voltados à construção conjunta de políticas públicas.

Representantes da Prefeitura de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, Sociedade Civil Organizada, instituições públicas e privadas participaram da oficina, ministrada pela coordenadora local da ONU, Adriana Brandt.

Criado em 1978 diante da aceleração do processo de urbanização no mundo, o ONU Habitat é mais um programa da Organização das Nações Unidas que trabalha pelo desenvolvimento sustentável e a inclusão das pessoas nas mais diversas áreas.

“85% da nossa população vive nas cidades, por isso é necessário pensarmos em políticas públicas na tentativa de melhorar a qualidade dos espaços públicos, tornando-os inclusivos, seguros, acessíveis e sustentáveis”, explicou. “O objetivo é o fortalecimento das capacidades dos governos locais, a construção conjunta de conhecimento e busca de informações, e a partir disso, aprimorar as políticas publicas e estratégias nestas regiões fronteiriças”, disse.

Ao longo de dois anos, o projeto realizará capacitações com autoridades e lideranças locais, fará um diagnóstico dos espaços urbanos a partir de metodologias aplicadas em outros projetos do ONU Habitat pelo mundo, e revisará políticas migratórias e urbanas. O programa tem como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (OSD), desdobradas em 169 metas.

Presenças

Participaram da reunião on-line representantes das secretarias de Transparência e Governança, Meio Ambiente, Educação, Fazenda, Saúde, Esporte e Lazer, Planejamento, Assistência Social e Desenvolvimento Industrial, Comercial e Agropecuário; Fozhabita; Diretoria de Assuntos Internacionais; Casa do Migrante de Foz do Iguaçu; Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), (Parque Tecnológico Itaipu (PTI);  SEBRAE;  além de membros das prefeituras de CDE e Barracão.

maxnoticia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *