Professores recebem treinamento para início das aulas de robótica na rede municipal

Professores recebem treinamento para início das aulas de robótica na rede municipal

Projeto começará nas escolas de período integral e centros de convivência, onde estão sendo montados os “Espaços Maker”

A Secretaria Municipal da Educação está ofertando um treinamento aos professores que assumirão as aulas de Robótica Educacional, que começam na próxima semana. A formação teve início na segunda-feira (10) e termina nesta sexta (14) no Centro Escola Bairro Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo, um dos locais que irá receber o Espaço Maker, um ambiente personalizado para atividades e projetos com o uso da tecnologia.

As escolas de período integral, Parigot de Souza e Gabriela Mistral, e os Centros de Convivência Escola Bairro Clóvis Cunha Viana Darci Zanatta e Arnaldo Isidoro de Lima também receberão o projeto piloto, que será implantado na rede municipal de ensino de forma gradativa.

A formação dos professores é ministrada por cursistas da empresa vencedora da licitação, que fornecerá as impressoras 3D, os livros, kits pedagógicos e fará o assessoramento técnico para as aulas. “A formação é um momento importante para a educação pública de Foz do Iguaçu, porque marca uma nova era na inserção da tecnologia na vida das nossas crianças”, afirma a secretária da educação, Maria Justina da Silva.

O curso tem a duração de 32 horas presenciais e está sendo ofertado através de módulos/ oficinas. Nos dias 10 e 11/10, os temas abordados foram Metodologias Ativas, Pensamento Computacional Plugado/ Desplugado, Eletrônica e Eletricidade. Hoje e amanhã (13 e 14) os temas são Estruturas, Educação Empreendedora e Robótica Educacional.

Aprendizagem

Ao aprender a robótica e seus demais componentes, como uma linguagem de programação, os alunos são ensinados a pensar de forma estruturada. Eles designam ações a serem cumpridas pelo computador, através de códigos específicos, que são criados por sequências de números e palavras. Desse modo, o aluno desenvolve o lado esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico.

O aprendizado da robótica estimula o aluno a organizar os pensamentos e as ações a serem tomadas para a solução dos desafios envolvidos nos projetos de montagem dos componentes. A criança melhora sua capacidade de organização, planejamento de tarefas, atividades e estruturação de pensamentos.

maxnoticia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *