Câmara de Foz solicita retirada de projeto que muda nome da Ponte da Integração para Jaime Lerner

Câmara de Foz solicita retirada de projeto que muda nome da Ponte da Integração para Jaime Lerner

O documento, de autoria do vereador Ney Patrício (PSD), será encaminhado à Câmara dos Deputados e Parlasul

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu fez uma Moção de Apelo, aprovada na sessão desta terça-feira (10 de agosto), pela retirada do projeto de lei 1984/2021, que dá nome de Jaime Lerner à segunda ponte que liga Brasil ao Paraguai e que está em fase de construção, com 64% da obra concluída até o momento. O projeto é de autoria do deputado Evandro Roman (Patriota-PR). A Moção de Apelo, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Ney Patrício (PSD), subscrito por todos os pares, será encaminhada à Câmara dos Deputados e ao Parlamento do Mercosul (Parlasul).

Ney Patrício se manifestou na tribuna: “Tramita no Congresso Nacional a proposta de lei de nominar a nova ponte, que já está quase consolidada, com nome de Integração para Jaime Lerner. Esta Casa não pode se omitir em relação a uma proposta, quando não houve uma consulta pública, às autoridades e à cidade de Foz, que é a sede dessa ponte. Essa proposta de mudança parece inoportuna, inadequada”.

O documento destaca que o nome Ponte Integração Brasil-Paraguai traz consigo um simbolismo, selando o bom relacionamento entre os dois países, salientando a aproximação das nações, que há 56 anos já tiveram a primeira ponte construída, a Ponte da Amizade. O vereador Galhardo (Republicanos) acrescentou: “Começamos a questão de trazer assuntos relacionados à Foz do Iguaçu para a Casa de Leis e acho oportuno trazermos essa discussão para cá, vamos nós decidir as nossas questões aqui”.
No mesmo sentindo, o vereador Kalito Stoeckl (PSD) pontuou: “Quando sugerimos em um primeiro momento que a ponte chamasse Sérgio Lobato Machado, que foi uma pessoa que lutou pela ponte, pela perimetral, seria um nome que realmente poderia ser homenageado”.

maxnoticia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *