Saúde promove ação para intensificar diagnósticos pelo Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Saúde promove ação para intensificar diagnósticos pelo Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

Testes rápidos e triagem sorológica serão feitos na quinta e sexta-feira (28 e 29) no Centro de Especialidades Médicas (CEM)

Foto: Christian Rizzi/PMFI.

Nesta quinta-feira, 28 de julho, é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Em Foz do Iguaçu, a Secretaria Municipal de Saúde promove em conjunto com a 9ª Regional de Saúde uma ação de testagem no Centro de Especialidades Médicas (CEM), durante quinta e sexta-feira (29). 

Das 8h às 16h, as equipes farão testes rápidos e triagem sorológica para detectar portadores dos vírus das hepatites B e C, HIV e sífilis. A iniciativa é organizada pelo Programa IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde. 

De acordo com o coordenador do IST/AIDS, Wanderley Erasmo Furtado, o objetivo da ação é ter um maior alcance de moradores de todas as regiões da cidade. “Escolhemos o CEM justamente porque é um local que recebe pessoas de todos os distritos em busca das especialidades, e é um público que muitas vezes temos dificuldade de alcançar”, explicou. 

Ainda conforme Wanderley, a meta é realizar em torno de 100 testes em cada um dos dias da ação. “A partir do diagnóstico, faremos o encaminhamento para o serviço especializado, para iniciar o tratamento e monitorar esses pacientes, sejam casos de hepatites virais, HIV ou sífilis”, ressaltou. 

Ambulatório de Hepatites

Foz do Iguaçu possui um Ambulatório de Hepatites Virais para atendimento ao público, investigação e tratamento clínico das diferentes hepatites virais (A, B, C, D e E). Durante o acompanhamento, os pacientes podem realizar exames laboratoriais, incluindo exames de alta complexidade, para o diagnóstico e monitoramento das doenças.

Serviço

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

O que: Testes rápidos e triagem sorológica

Local: Centro de Especialidades Médicas (CEM) – Avenida Brasil, 1.777

Horário: 8h às 16h.

maxnoticia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *