Mais de 25 mil pessoas participaram do Carnafalls na Praça da Paz

Mais de 25 mil pessoas participaram do Carnafalls na Praça da Paz

Foram três dias de festa, com apresentações dos blocos e artistas locais; Canja do Galo Inácio fechou a programação nesta terça-feira (13) com mais de 3 mil porções vendidas

Nem mesmo o calor intenso registrado no sábado (10) e no domingo (11), com temperaturas acima dos 37 graus, e muito menos a chuva que caiu na tarde desta terça-feira (13) impediram que os foliões tomassem conta da Praça da Paz, no centro de Foz do Iguaçu, para aproveitar o Carnafalls 2024. A estimativa é que mais de 25 mil pessoas tenham passado pelo evento nos três dias de festa.

Organizado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural, o carnaval de rua reuniu moradores de Foz do Iguaçu e região de fronteira, além de turistas que puderam aproveitar os shows com artistas locais e as apresentações dos blocos.

Para o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, o evento foi um grande sucesso devido à soma de esforços de todos os envolvidos, desde as forças de segurança, rede de proteção, servidores da Prefeitura e integrantes dos blocos, grupos e coletivos. “Conseguimos manter o carnaval saudosista, com as tradicionais marchinhas e também repertórios mais atuais, promovendo uma diversidade que o público curtiu bastante. Muitas famílias e crianças se sentiram totalmente seguras e se divertiram muito. Foi um evento muito saudável e uma opção de lazer para moradores da fronteira e turistas que visitavam a cidade”, afirmou.

Juca também destacou a presença das forças de segurança durante todo o evento, o que permitiu maior tranquilidade dos foliões. “Nós tivemos a Polícia Militar o tempo todo, com um bom efetivo, a Guarda Municipal, o apoio do Foztrans que é essencial para o trânsito. A ideia sempre é manter um ambiente saudável e seguro e conseguimos ter isso mais uma vez com o apoio dos órgãos de segurança”, reiterou. Nos três dias de festa, nenhuma ocorrência policial foi registrada.

Durante o Carnaval, também estiveram presentes a Secretaria de Assistência Social, Rede Proteger, Conselho Tutelar e Poder Judiciário, que atuaram com orientações e na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Blocos
Cada vez mais organizados, os blocos e coletivos tomaram conta da avenida JK e animaram os foliões com as baterias e samba-enredo. O Demorei mas Cheguei levou para Praça da Paz a essência das escolas de samba, com baterias, passistas, mestre sala e porta bandeira. “O carnaval pra nós é uma celebração muito importante. Levamos para a avenida o samba enredo e a alegria da escola de samba. Foi mais um ano de sucesso, muita alegria e diversão”, disse Taylla de Oliveira, idealizadora do grupo.

Presidente do Bloco do Papai Urso, Clovis Quadros afirma que o Carnafalls contribui para fortalecer a imagem do grupo, atraindo novos membros para compor a bateria. “O Carnaval é, para nós, como um final de ano, onde encerramos um ciclo de muito trabalho, com ensaios da bateria e desenvolvimento do tema. Encerramos o evento muito felizes, com um sentimento especial e a expectativa de retomar os ensaios com a ampliação da bateria”, disse. O Bloco do Papai Urso, já bastante conhecido na cidade, foi um dos responsáveis pelo Carnaval da Brasil, que aconteceu na segunda-feira (12).

Valentina Virgínio, coordenadora do Coletivo Baque Mulher – Bloco das Martinas disse que a participação no carnaval foi uma experiência única. “Estamos agradecidas. Nosso bloco foi muito elogiado. Pra gente é de uma enorme satisfação e sentimento de dever cumprido”, comentou.

Também participaram do Carnafalls 2024 os blocos: Afoxé Ogún Fúnmilaiyó; Ilê Asé Baru; Chá de Cu; Meninas Veneno; Onças do Bem; Pierrot; Tomara que não chova; GRECESMU – Escola de Samba Mocidade Unida; Imprensa Foz; Kaburé Maracatu e Melhor Idade é a Minha – Baila Comigo da Rô. Outros dois blocos também tiveram participação festa: Bloco Kombeer (2º ano de participação) e Bloquinho do Looby (1º ano de participação).

Canja do Galo Inácio
Apesar do tempo chuvoso nesta terça-feira (13), a Canja do Galo Inácio mais uma vez foi um sucesso. Com a abertura de uma das pistas da avenida JK, o público pôde comprar a canja no formato drive-thru, o que contribuiu com as vendas. De acordo com o Rotary Clube Grande Lago, foram comercializadas cerca de 3 mil canjas.

“Vendemos mil ingressos de forma antecipada e aproximadamente duas mil canjas no local do evento, tanto dos foliões que curtiram o carnaval quanto do pessoal que veio de carro buscar. Dentro das circunstâncias, com o tempo de chuva, estamos muito felizes com os resultados, é um número bem bacana”, avaliou o coordenador da Canja, Roni Zibetti. A Associação Fraternidade Aliança (AFA), entidade que atende 450 crianças e adolescentes, será a beneficiada com o evento deste ano.

Palco Fernando Craviola
O palco principal da festa levou o nome do músico Fernando Craviola, falecido em janeiro de 2023 e responsável por comandar inúmeros carnavais em Foz do Iguaçu. A homenagem do Município ao artista deve ser mantida nos próximos eventos, conforme adiantou Juca Rodrigues. “Homenagear Fernando Craviola é homenagear vários músicos que infelizmente nos deixaram. Foi uma homenagem simbólica e significativa e muito bem aceita por toda classe artística”, comentou.

Organização
O Carnaval é uma organização da Prefeitura de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e apoio do Foztrans, Polícia Militar, Guarda Municipal e Plusnet.Edit

maxnoticia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *