Ações educativas marcam mobilização para campanha do ‘Abril Verde’
Grupo Técnico de Vigilância em Saúde do Trabalhador percorre mercados para conscientizar sobre o mês dedicado à segurança no ambiente de trabalho
Uma equipe formada por membros do Grupo Técnico de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GT Visat) está promovendo, nesta semana, ações educativas em diversos mercados com vistas a mobilizar a população e o empresariado para a campanha do ‘Abril Verde’, mês dedicado à segurança no ambiente de trabalho.
A ação conta com o apoio de estudantes do curso técnico em Enfermagem sob a coordenação das professoras Flávia Cristina da Silva e Luana Lunardi Alban. Além da distribuição de materiais e orientações, a equipe realiza a aferição da pressão arterial nas pessoas que circulam pelo estabelecimento.
Com o lema ‘Da Percepção à Prevenção: Construindo Juntos um Ambiente Seguro’, o foco da campanha neste ano está na importância do trabalho seguro, enfatizando a percepção de risco, a adesão aos procedimentos de segurança e comunicação às instituições responsáveis.
“Vamos intensificar a importância da percepção, ou seja, fazer um trabalho educativo para que as pessoas possam identificar os riscos no ambiente de trabalho e notificá-los para a adoção das melhorias que promovam a segurança de todos”, explicou Eliane Preto, coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT).
Campanha
A Campanha do Abril Verde instituída no Calendário Oficial pela Lei Municipal 513/2022 marca as ações em alusão ao dia 28/04, considerado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
As ações da mobilização são coordenadas pelo Grupo Técnico em Vigilância em Saúde do Trabalhador, composto por instituições composto por instituições públicas e privadas, com vistas a educar e mobilizar indivíduos e organizações sobre os desafios relacionados à saúde ocupacional e à segurança no trabalho.
Ao longo do próximo mês, o GT promoverá workshops, oficinas e vistorias técnicas com medidas educativas em vários estabelecimentos comerciais da cidade.
Dados
De acordo com a Definição do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em 2023 foram notificados dois casos de transtorno mental ocasionados pelo ambiente de trabalho, seis por LER (Lesão por esforço repetitivo que afeta músculos, nervos, ligamentos e tendões), 269 acidentes com material biológico e 613 considerados acidentes graves, como quedas de alturas elevadas, sem equipamentos de proteção.
Notificação obrigatória
Entre as doenças relacionadas ao trabalho têm notificação compulsória por parte dos profissionais de saúde, ou seja, são obrigatórias, estão:
- Acidente de Trabalho – independente de sua gravidade;
- Acidente de trabalho com exposição a material biológico;
- Intoxicação Exógena, relacionadas ao trabalho, por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados;
- Violência doméstica e/ou outras violências, incluindo trabalho infantil;
- Câncer relacionado ao trabalho;
- Dermatoses ocupacionais;
- Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT);
- Perda auditiva induzida por ruído (PAIR), relacionada ao trabalho;
- Pneumoconioses relacionadas ao trabalho;
- Transtornos mentais relacionados ao trabalho.

